segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UM SERVO CHAMADO JOHN STOTT

Semana passada a comunidade evangélica mundial perdeu uma de suas figuras mais importantes no século XX: o britânico John Stott. Nascido em 27 de abril 1921, no ano de 1950 tornou-se presidente da Igreja All Souls, em Londres.  Estudou na Trinity College Cambrigde, onde se formou em primeiro lugar da classe tanto em francês como em teologia. Foi também Doutor Honorário por várias universidades, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá.


Stott deixou uma vasta contribuição literária para a teologia. Entre seus títulos mais conhecidos do público brasileiro estão Cristianismo Básico, Crer é Também Pensar, Porque Sou Cristão, A Cruz de Cristo, Eu Creio na Pregação, Firmados na Fé, Cristianismo Equilibrado, Entenda a Bíblia, Cristianismo Autêntico, O Perfil do Pregador, e Ouça o Espírito, ouça o mundo. Ao todo, sua obra consta de mais de 40 livros e centenas de artigos voltados para a edificação da comunidade cristã universal.

John Stott, juntamente com o equatoriano René Padilla, foi uma das vozes mais importantes do 1º Congresso Mundial de Evangelização, realizado em 1974 na cidade de Lausanne, na Suíça. Deste evento resultou um documento chamado Pacto de Lausanne, escrito por Stott, que se tornou paradigmático para a vida de muitas comunidades evangélicas em todo o mundo. O objetivo do Pacto de Lausanne é chamar as igrejas evangélicas a reexaminarem a sua missão à luz dos novos desafios colocados em sua época. O documento reflete uma maneira de se pensar e de se agir que nas igrejas evangélicas ficou conhecido como “Teologia da Missão Integral”.

Louvamos a Deus pelos 90 anos vividos por John Stott, já que sua vida foi dedicada à tarefa de ajudar as igrejas cristãs a oxigenarem suas estruturas. Rogamos a Deus que não deixe faltar profetas e pessoas comprometidas com o seu Reino, da forma como foi John Stott. Rogamos a Deus para que as novas gerações dialoguem com o legado de pessoas como John Stott, para que o mundo seja renovado pela renovação da nossa mente.

Nenhum comentário: