terça-feira, 31 de maio de 2011

A SOBERBA E A ANIMALIZAÇÃO HUMANA

Confira abaixo a mensagem do culto dominical, no dia 29/05, com o título "A soberna e a animalização humana" (ou "O dia em que Nabucodonosor virou lobisomem"), pregada por mim.


Para assistir à mensagem, clique aqui: http://www.ustream.tv/recorded/15050308

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PRONUNCIANMENTO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL SOBRE A DECISÃO DO STF

PRONUNCIAMENTO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL SOBRE A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM LEGALIZAR AS UNIÕES ESTÁVEIS DE PESSOAS DO MESMO SEXO

Em sua Carta de Princípios proposta no ano de 2005, a Aliança de Batistas do Brasil se propõe a “celebrar a diversidade da vida e da humanidade em todas as suas formas, respeitar as diferenças e promover o diálogo”, assim como também “defender a causa dos empobrecidos e proscritos da sociedade”. Esses anseios se fundamentam em nossa leitura do Evangelho de Jesus Cristo, em seu claro chamamento à causa dos oprimidos, em sua paixão pela liberdade humana e pela plenitude da vida de toda criação. Esses anseios também se fundamentam em nossa tradição batista, marcada historicamente pela defesa da liberdade de consciência de todas as pessoas, em matéria de religião e de civilidade.

É com base nestes princípios que a Aliança de Batistas do Brasil, mais uma vez fazendo uso das prerrogativas constitucionais de livre expressão, deseja tornar público o seu posicionamento com relação à decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro (STF) em garantir, de modo unânime, a legitimidade dos direitos civis das uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo. Como entidade identificada com a justiça social e com a busca da equidade devida a cada cidadão e cidadã da nação brasileira, desejamos externar nossa satisfação e nosso contentamento com a decisão unânime do STF.

Desejamos tornar pública nossa leitura destes fatos, conscientes de que a mesma possa divergir da maneira como amplos setores das igrejas cristãs brasileiras têm se posicionado frente à mesma discussão.

1. Em primeiro lugar, não consideramos a decisão do STF relacionada aos direitos civis das uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo como “ondas de imoralidade”, nem as articulações dos grupos identificados sobre a rubrica LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes) como “afrontas à família brasileira e à moralidade sexual cristã”. Antes, as consideramos sob o ponto de vista da legalidade da luta política e ideológica, como expressões das possibilidades plurais de expressão próprias de qualquer estado democrático de direito. Em outros termos, compreendemos que conquistas como a sinalizada pela decisão do STF apontam para o amadurecimento da democracia, para a organização e o fortalecimento dos movimentos sociais, expressas por lutas demoradas, pacientes, assumidas por amplos setores da sociedade civil organizada. É com esta compreensão que manifestamos nosso apreço a programas como o Brasil sem Homofobia, cuja finalidade, mais do que conceder privilégios a grupos em especial, é reparar lapsos feitos a certas minorias, historicamente tratadas como pessoas de segunda categoria, estigmatizadas, e sem pleno uso de sua cidadania. 

2. Em segundo lugar, compreendemos que embora decisões como a do STF não sejam eficazes na diminuição do preconceito de que os indivíduos e grupos implicados têm sido vítimas ao longo de muito tempo, ao menos ajudam a reparar injustiças históricas e a conceder a esta comunidade de pessoas direitos legais já possuídos pelo restante da sociedade. Desta maneira, entendemos que as leis que regem o nosso país, em grande parte, estão ligadas a contextos sócio-políticos e culturais onde vigiam o patriarcado, além de refletirem a visão de mundo e de sociedade das pequenas elites ocupantes dos espaços políticos e jurídicos de produção dessas leis. Como conseqüência dessa leitura, entendemos que decisões como as do STF, também são reflexo do amadurecimento político e cultural, senão diretamente de nossos representantes políticos, pelo menos de alguns setores da sociedade civil organizada. A Aliança de Batistas do Brasil compreende que conquistas como as que estão em questão, representam rupturas históricas louváveis frente aos modos de constituição das formas jurídicas que regulam a sociedade brasileira. Oxalá esse amadurecimento chegue em breve aos campos tributário, ambiental, penal e político-institucional.

3. Em terceiro lugar, e do ponto de vista estritamente teológico, desejamos tornar pública nossa posição de que com o reconhecimento dos direitos civis da união estável de pessoas do mesmo sexo, os princípios evangélicos da vida com abundância, da dignidade humana e da justiça, amplamente defendidos pelas Escrituras Sagradas, são profundamente afirmados. Compreendemos que decisões legais como a que está em questão, ajudam a dirimir o senso de indignidade daqueles e daquelas que em nossa cultura cristã-patriarcal têm sido considerados “impuros”, e cuja opção, até o presente momento, tem sido os guetos de nossa sociedade. Pautados na atitude de Jesus de Nazaré, que sempre subverteu as formas com que as instituições religiosas de seus dias tratavam os “impuros”, relativizando dogmas milenares e chamando as pessoas a uma nova atitude frente àqueles excluídos, a Aliança de Batistas do Brasil compreende como uma “boa nova” o fato de que as pessoas identificadas sob a rubrica LGBTS estejam sendo incluídas no ideal de equidade social defendido pela Constituição Federal Brasileira. Também compreendemos teologicamente que eventos como a decisão unânime do STF ajudam a corroborar aquele que certamente é o maior princípio evangélico de todos, que é a defesa e a prioridade da vida. O preconceito contra a diversidade sexual, radicalizado por reações homofóbicas de todo tipo, degeneram em grande número de casos em crimes e atentados contra a integridade física dessas pessoas. Por isso, compreendemos que qualquer lei que beneficie e proteja a vida, funciona em sintonia com o espírito do Evangelho de Jesus Cristo.

4. Finalmente, como Aliança de Batistas do Brasil, entendemos que nosso papel principal, como igrejas cristãs desse tempo, seja o de contribuir no enfrentamento da intolerância que se dissemina com força cada vez maior no tecido social. Somos profundamente simpáticos a uma espiritualidade que se abra ao diálogo e que não tema o encontro com a alteridade; que se paute pela celebração da diversidade e que tenha na defesa da vida sua motivação precípua. Não defendemos essas idéias por mera sofisticação cultural, muito menos para sermos fiéis à cultura presente. Mas as defendemos, como dissemos, como conseqüência de nossa leitura do Evangelho de Jesus Cristo e de nossa relação com a herança batista da qual fazemos parte.

Maceió, 17 de maio de 2011
Prª Odja Barros
Presidente da Aliança de Batistas do Brasil  

sábado, 14 de maio de 2011

REINVENTANDO A FÉ E A VIDA

Espiritualidade e diversidade sexual à luz do conceito de “teonomia” de Paul Tillich

Introdução
Uma leitura cuidadosa da Bíblia, sem os óculos viciados de nossas hermenêuticas tradicionais, vai revelar o fato de que um dos temas capitais das Escrituras Sagradas é a reinvenção constante da fé e da vida. Embora não aceitemos a idéia de uma unidade teológica dos escritos bíblicos, aceitamos a idéia de que a reinvenção da fé/vida seja um tema que perpasse todos os seus escritos. Também não queremos dizer que isso que estamos chamando de “reinvenção da fé/vida” seja algo conscientemente defendido como uma doutrina pelos autores bíblicos. A reinvenção da fé/vida aparece na Bíblia de forma muito espontânea, assistemática, não-linear, por vezes caótica, sem qualquer pretensão de tornar-se dogma, sobretudo no testemunho da experiência histórica da fé/vida de Israel e da igreja.

terça-feira, 10 de maio de 2011

EDUCAR-SE PARA A DIVERSIDADE


Há poucos dias, o Supremo Tribunal Federal brasileiro (STF) aprovou por unanimidade o reconhecimento da união civil de pessoas do mesmo sexo. Sem dúvida, um fato de peso histórico que sinaliza para o tempo de profundas transições no qual vivemos. Quem está atento sabe que esse debate não começou agora. Agora tivemos apenas a batida do martelo em um debate que começou há bastante tempo, senão nas igrejas cristãs, pelo menos para amplos setores da sociedade civil organizada. Nós, cristãos evangélicos, continuamos tristemente correndo atrás do bonde da história, a reboque das grandes questões que estão sendo discutidas pela sociedade.
Para mim, a grande pergunta a ser feita agora não é “como combater a imoralidade que campeia na sociedade?”, mas “como ser igreja numa sociedade pluralista e secularizada?”. Embora a influência do religioso seja forte atualmente, amplos setores da sociedade não querem mais a tutela das igrejas. Acham-se emancipados, e desejam fundamentar seus valores em convicções puramente humanistas. Nossas igrejas terão que aprender a conviver cada vez mais com essas mutações sociais, e é imperativo que nos eduquemos para isso. Transformar o mundo torna-se uma tarefa cada vez mais complexa, e somente uma igreja reflexiva, madura e fiel ao Evangelho poderá fazê-lo a contento.
Considero um reflexo de imaturidade e arrogância a forma tacanha com que questões como a decisão do STF têm sido tratadas por certos grupos religiosos. Imaturidade, porque interpretam eventos como esse como “ondas de imoralidade”, quando na verdade são conquistas políticas de grupos que historicamente têm sido vitimados pelo preconceito e pela exclusão. Arrogância, porque em um estado laico como o Brasil, ainda querem que sua visão de mundo – neste caso, sua moral sexual – seja uma lei para toda a sociedade.
Necessitamos fazer de nossas igrejas espaços onde as pessoas sejam educadas para a diversidade. Com isso não estamos dizendo que a partir de agora temos que relativizar nossas crenças fundamentais, nem nossa moral sexual. Como dizia Jürgen Moltmann, “só existe comunhão verdadeira entre os diferentes”. Não podemos esquecer que o preconceito contra os negros, as mulheres, os homossexuais, tem fundamentos religiosos. Aceitar a diversidade e corroborar uma cultura de paz e de tolerância é o mínimo que podemos fazer como igrejas cristãs.
Para os grupos identificados pela diversidade sexual, a decisão unânime do STF foi recebida como uma grande vitória. Num estado laico e democrático de direito como o nosso, eles encontram na política um espaço eficaz para conquistar direitos que lhes têm sido negados historicamente. Certamente, nada disso diminuirá o preconceito de que são vítimas. Mas pelo menos algumas injustiças históricas serão corrigidas, e se reforçará a idéia de equidade defendida pela Constituição Federal. Inaugurar uma relação menos violenta junto a estas pessoas – organizadas, empoderadas e cada vez mais conscientes de sua condição e de sua cidadania – será uma tarefa que exigirá de nós humildade, maturidade, paciência e muita educação. 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

APOIO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL À FESTA DA LAVADEIRA


A Aliança de Batistas do Brasil, instituição batista de caráter ecumênico, que atua na luta em favor de tudo o que promova os direitos dos seres humanos, dentre estes o direito à expressão cultural, vem aqui se posicionar contra as ações que querem impedir a plena realização da Festa da Lavadeira na Praia do Paiva, litoral sul de Pernambuco, no próximo dia 1º de maio.

Repudiamos as tentativas da Construtora Norberto Odebrecht de tornar a Praia do Paiva, local onde a Festa da Lavadeira acontece há 25 anos, num espaço privado, cercado de arames farpados, seguranças particulares e com diversas restrições impostas aos nativos da região, bem como repudiamos a decisão do Ministério Público de Pernambuco em proibir a realização da Festa, permitindo apenas a cerimônia religiosa, desrespeitando completamente a tradição construída pelo povo do local de unir sua religiosidade com as diversas expressões culturais que o evento sempre abrigou.

Entendemos que a Festa da Lavadeira, como um dos maiores espaços da cultura popular, sobretudo de Pernambuco, não pode ficar refém do poder econômico e da especulação imobiliária que assola a Praia do Paiva. Olhamos com desconfiança a Lei Municipal 2.602, criada no “apagar das luzes” do ano de 2010 (20/12/10), pois não vemos nela interesse em proteger a Praia do Paiva e, sim, o desejo já expresso nas diversas ações da Odebrecht de, em nome do sucesso dos seus empreendimentos comerciais, tirar da referida praia sua condição de pública.

A Aliança de Batistas do Brasil está do lado da plena realização da Festa da Lavadeira no próximo dia 1º de maio de 2011, em nome da democracia, da cultura popular, do povo da Praia do Paiva, do povo pernambucano e do povo nordestino.

Pra Odja Barros Santos
Presidente da Aliança de Batistas do Brasil

sábado, 23 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA PRA VOCÊ !!!


No ano de 1999, quando eu ingressei no curso de Teologia do Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe), em Feira de Santana-BA, o recém reitor Dr. Ágabo Borges havia feito um gesto que encheu aquela comunidade acadêmica de suspeições e inquietações. Ele havia colocado um toco morto de árvore no meio do jardim do seminário. Era um toco velho, volumoso, sem vida, que destoava completamente da grama bem cuidada e das grandes e frondosas árvores que havia ali.

Logo começaram os falatórios. “Deve ser mania de alemão”, diziam uns. É que nosso recém reitor havia feito suas pós-graduações em Teologia (mestrado e doutorado) na Alemanha. E os falatórios seguiam nos corredores, na cantina, nas salas de aula. Mas ninguém se atreveria a questionar o gesto de um Doutor em Teologia formado na Alemanha. E o toco ficou lá no meio do jardim, inerte, feio, contrastando com um fundo de beleza e cuidado. Parecia que a morte havia marcado um ponto em meio à vida.
Com o tempo, algo aconteceu. Ramagens iam aparecendo ao redor daquele toco por todos os lados. Pareciam trepadeiras. No início, apenas folhas. Depois, pequenas flores que tomavam todo o toco. Em alguns meses aquele toco estaria todo tomado por ramagens e flores, de tal maneira que mal se podia vê-lo. Viam-se as ramagens e as flores, numa composição botânica difícil de entender para quem não tivesse visto o toco anteriormente. Numa das lecções – que são os cultos semanais que acontecem nos seminários de teologia evangélica – o reitor dedicaria um sermão para, finalmente, explicar o simbolismo de seu gesto. Era o triunfo da vida sobre a morte. O toco era um sacramento. Apontava para a esperança principal da fé cristã: a vitória da vida sobre a morte.
Os discípulos haviam perdido completamente a esperança logo após a crucificação de Jesus de Nazaré. Como a maioria de nós hoje, eles haviam chegado à conclusão de que os poderes da morte são grandes demais para serem derrotados. O Império Romano havia vencido mais uma vez. O sonho com uma sociedade diferente – modelada conforme o símbolo “Reino de Deus” – havia sido derrotado definitivamente. Portanto, a ressurreição de Jesus na manhã do domingo havia sido a ressurreição deles também. E ela os atingiu com tanta força que o sonho com uma nova sociedade tornou-se universal.
Vivemos hoje numa sociedade bastante necrófila. Domesticar os terrores da morte sempre foi um desejo profundo do coração humano. Historicamente, temos feito isso de diversas maneiras: pela religião, pela ciência, às vezes pela arte. Mas acredito que no afã de domesticar os terrores da morte, nossa sociedade caiu no outro extremo de sua banalização. Hoje, a morte é algo que cultivamos. Creio que eventos como o de Realengo, por exemplo, têm muito mais relação com uma cultura que cultua a morte do que com determinantes psiquiátricos. É difícil crer que estejamos perto de ultrapassar a cultura de morte que nos cerca hoje em dia.
A Páscoa é o dia para lembrarmos que nossa vocação é crer no triunfo da vida. É o dia para lembramos que a ressurreição de Jesus Cristo é a resposta de Deus a uma conjuntura específica de morte: aquela imposta pelo imperialismo de Roma. A ressurreição de Jesus Cristo é o símbolo da opção pela vida. É o dia para que nós, cristãos de todo mundo, nos lembremos que se o enfrentamento da cultura de morte em nossos dias parece dantesco, temos a companhia de Deus, e não devemos desistir de lutar. Domingo é o dia de lembrar que se hoje o toco está seco, velho e esturricado, amanhã ele pode estar vivo, florido e exuberante.
Feliz Páscoa pra você!

terça-feira, 5 de abril de 2011

ME DECLARO COMPLETAMENTE ATEU

Essa semana nos presenteou com mais um exemplo do poder demoníaco da interpretação literal da Bíblia. Estou usando a palavra “demoníaco” pensando na acepção dada a ela por Paul Tillich. Em Tillich, o demoníaco é a força destrutiva que advém das relações idolátricas. É o poder de destruição que está em jogo quando um elemento relativo, histórico, condicionado, é elevado ao status de absoluto, ou – numa palavra religiosa – de divindade. É exatamente isso que ocorre com a interpretação literal e fundamentalista da Bíblia. Os textos bíblicos, historicamente produzidos, polissêmicos, relativos em sua interpretação, são tomados literalmente como formas discursivas absolutas, válidas em todo tempo e espaço. Nesse instante faz-se uma idolatria. E toda idolatria, conforme Tillich, é demoníaca, pois hospeda em si um poder de destruição da vida, que é sempre fluida, e resistente aos esquemas rígidos de interpretação.