sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VIGÍLIA DE PROTESTO PELA SEGURANÇA PÚBLICA EM ALAGOAS

Olá todos(as)!

À nossa reunião de ontem (25/11) compareceram eu (Paulo), Franqueline, Ascânio e Jorge. Primeiro, discutimos acerca de algumas repercussões que os casos dos assassinatos dos moradores de rua de Maceió têm tido na mídia. Ascânio nos apresentou alguns números que não estão sendo divulgados, e que apontam para uma gravidade muito maior do problema da segurança pública no estado. Concluímos essa parte convencidos de que, embora o problema com os moradores de rua seja o foco agora, nossa atuação deve levar em conta todo o contexto precário no qual se encontra a segurança pública em Alagoas, com um foco especial nas políticas públicas de combate às drogas, tratamento dos drogadictos e de atenção especializada aos moradores de rua.


Logo após, pensando na formatação da vigília, discutimos um pouco acerca da necessidade de ampliação das instituições que participarão tanto da vigília quanto da construção da mesma. Houve consenso quanto à idéia de que entidades não-cristãs (movimentos sociais, religiosos, sindicais, etc.) devem ser convidadas à construção e participação na vigília. No entanto, Franqueline achou por bem manter uma rubrica cristã-evangélica na construção do evento, o que de fato é inevitável, já que nós, representados por entidades cristãs, temos sido os protagonistas dessa ação. Na prática, isso significa que o Manifesto continuaria a ser de entidades cristãs, embora a vigília tenha a participação de grupos e movimentos não propriamente cristãos.


A próxima reunião, já visando a construção da vigília, ficou para o dia 06/12, no Colégio Batista, às 19h. Para essa próxima reunião desejamos ter já a presença dos representantes de algumas instituições que conseguimos listar. Primeiro, convidaremos os representantes de todas aquelas instituições que até aqui já assinaram o Manifesto (exceto aquelas de outros estados). Além daquelas entidades cristãs, vamos convidar outras como a OPEAL (Ordem de Pastores Evangélicos de Alagoas), Igreja Anglicana, a Arquidiocese de Maceió e o CEBI.


Entre os demais movimentos sociais, sindicais e religiosos que listamos na reunião para serem convidados estão o MST, CPT (Comissão Pastoral da Terra), Anajô, Cojira, GUESB (Grupo União Espírita Santa Bárbara – Mãe Neide), UFAL em Defesa da Vida (Drª Ruth Vasconselos), FALC, NADEC, CUT (Central Única dos Trabalhadores), SINTEAL e SINPOL (Sindicato de Policiais). Lembramos que todas essas entidades serão convidadas a construir, juntamente conosco, a vigília.


Por último, começamos a cogitar acerca do dia e lugar de realização da vigília. Foi um consenso a posição de que ela deve ser realizada no centro da cidade. A Praça dos Martírios, a nosso ver, é o lugar que reserva um poder simbólico maior, por três razões: é o local do Palácio do Governo, já foi palco de lutas históricas no estado de Alagoas e todos os dias aglomera um grande contigente de mendigos e moradores de rua.


Contamos com as contribuições (sugestões, críticas, etc.) de todos. Quem souber de mais entidades cristãs ou não-cristãs, por favor, sinta-se à vontade para indicá-las e para convidá-las. Franqueline ficou de redigir essa carta-convite que faremos circular.


Grande abraço a todos(as)!


Vamos trabalhando!


Paulo

Nenhum comentário: